ARGENTINA/URUGUAY
BUENOS AIRES
Conhecida como a Paris da América do Sul por possuir uma herança de traços arquitetônicos do Velho Continente, Buenos Aires que significa bons ventos em espanhol, com quase 3 milhões de habitantes, a cidade está localizada à beira do Rio de la Plata, o rio faz parte da alma do portenho, os processos de revitalização do Puerto Madero e do Riachuelo são prova disso. Boa parte dessas margens é ocupada por grandes parques, que convidam para longos e agradáveis passeios, além disso, nos últimos tempos, o câmbio desvalorizado em relação ao real também é outro fator que atrai a atenção de quem quer visitar a cidade.
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é o coração tanto de Buenos Aires como do país, ao redor da praça ficam alguns dos mais importantes pontos turísticos e monumentos históricos da capital, a Casa Rosada, sede do governo federal, é a principal atração do lugar.
Plaza de la República
Com seus 67,5 metros de altura, o Obelisco é um dos principais monumentos históricos, localizado na Praça da República, entre as gigantes Avenidas Corrientes e a 9 de Julho. Obelisco está em quase todos os cartões postais da cidade, também é reconhecido como palco de manifestações políticas e populares, é ali que acontece, por exemplo, as comemorações de títulos de futebol, com a iluminação da fica muito bonito. Nos hospedamos no hotel Republica, com localização privilegiada em frente ao Obelisco, a temperatura estava em torno de 14ºC, bem agradável para os padrões argentinos.
Recoleta - La flor gigante
A Recoleta é considerado um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires, possui importantes prédios históricos, além de parques e cafés muito agradáveis, é por isso que muitas pessoas se hospedam nessa região para aproveitar o dia a dia do bairro e poder vivenciar um pouco da boa qualidade de vida dos habitantes da capital.
Alguns cuidados devem ser tomados durante a estadia, o roubo de celular é frequente são os itens mais roubados na cidade diariamente, seja por descuido ou em alguns casos até tiram da sua mão se a oportunidade for muito boa.
A recomendação é não deixar o celular em cima da mesa de restaurantes, Não usar o celular no transporte público e evitar ficar com o celular na mão na porta do ônibus ou do metrô.
Um dos principais golpes que as pessoas comentam é o de receber notas falsas de pesos como troco e em alguns casos as pessoas têm as suas notas trocadas e são acusadas de usarem notas falsas, principalmente nos táxis. Neste caso é bom você sempre tentar andar com dinheiro trocado, compre coisas baratas em supermercados ou no aeroporto para trocar as notas grandes.
Uma alternativa para identificar se as notas são falsas ou verdadeiras, é utilizar uma mini lanterna de luz ultra violeta, funciona perfeitamente em notas de pesos, real, dólar, euro, libra esterlina e varias outras moedas do mundo, ela ressalta as marcas d´agua em notas de dinheiro, caso não possuam, as notas são falsas.
Um modelo mais econômico é uma caneta que faz um risco na nota, se o risco for dar amarela a nota é verdadeira e se o risco for preto a é nota falsa, mas se com todos os cuidados você recebeu notas falsas em pesos, não tente passar, o peso é desvalorizado em relação ao real, não vale a pena correr este risco, ou seja: "Perdeu".
MONTEVIDEO
Os primeiros europeus a estabelecerem uma colônia na região foram os espanhóis, em 1624, e os portugueses, em 1680, após várias tentativas anteriores que não obtiveram êxito, devido a imprecisão do Tratado de Tordesilhas, o Uruguai foi um território em permanente disputa entre Portugal e Espanha, chegou a ser anexado ao Brasil em 1821, na época em que D. João VI vivia no Rio de Janeiro, e foi denominado Província Cisplatina, sua independência foi reconhecida em 1828, quando o Uruguai conseguiu, com a ajuda da Argentina, expulsar os brasileiros, após três anos de guerra.
Teatro Solis
O Uruguai é sede do Mercosul, possui uma economia estável, ocupando o 62º lugar no índice de qualidade de vida do mundo e o 3º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, o índice de pobreza é muito baixo em comparação com países da américa latina, a taxa de analfabetismo é inferior a 2% e o número de pessoas que vivem nas ruas é de apenas 0,5% da população.
O turismo vem apresentando crescimento nos últimos anos, principalmente na recepção de visitantes de países vizinhos, quem visita Buenos Aires geralmente da uma esticada até Montevideo e Punta Del Este, o alto nível de segurança no país é um dos fatores que atrai milhares de turistas todos os anos, também consta na lista da Ethicaltraveler de 2017 como um dos 10 destinos mais éticos do mundo em desenvolvimento. Com uma população de 3,44 milhões de habitantes, seu território é bastante diversificado, oferece intensa vida cultural e muitas belezas naturais, belas praias, destinos rurais, cidades históricas e estâncias hidrominerais.
É a capital e maior cidade do Uruguai, tem uma população de 1.42 milhões, quase um terço da população total do país em uma área de 201 quilômetros quadrados. Montevideo, situa-se na costa sul do país, na margem nordeste do rio da Prata.
Plaza Independencia
A cidade foi fundada em 1724 por um soldado espanhol, Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispano-portuguesa sobre a região da Bacia do Prata. Ela também esteve brevemente sob domínio britânico em 1807. Montevideo sediou a primeira edição da Copa do Mundo FIFA de 1930.
Uma cidade pequena, acolhedora e muito agradável, 2 dias são suficientes para conhecê-la, o maior numero de hotéis se concentram no Centro, Pocitos e Punta Carretas, se preferir ficar perto da orla, então escolha hotéis em Pocitos, Punta Carretas ou Carrasco, ficam próximos as ramblas que é o calçadão na orla da cidade. Montevidéu possui dois centros, o centro comercial e o centro histórico, chamado de Cidade Velha, a maior parte das atrações turísticas estão nessas duas partes da cidade que são vizinhas.
Porta da Cidadela
O centro comercial é o local que possui a maior quantidade de hotéis e também os preços mais baixos. é uma região que ficou abandonada por muito tempo e hoje está em processo de revitalização, estão no centro Histórico a Porta da Cidadela, a Catedral e o Mercado do Porto, ficamos hospedados no Hotel After, no bairro de Buceo, uma ótima escolha para viajantes interessados em caminhadas pela costa, caminhadas na praia e gastronomia. excelente custo-benefício.
Ramblas
PUNTA DEL ESTE
Conhecida como a "St. Tropez do Uruguai", é o destino favorito dos milionários uruguaios, celebridades e personalidades. famosa pelas suas belas praias, cassinos, clubes noturnos fabulosos e resorts sofisticados. A cidade fica a 134 Km de Montevidéu e atrai muitos turistas durante a temporada de verão, que fica sempre lotada. Iates luxuosos ficam ancorados no Porto e é possível ver lobos marinhos, que passeiam por ali em busca de alimento, é o balneário mais famoso do país.
Seguimos de ônibus de Montevidéu para Punta del Este, existe ônibus da empresa COT e da COPSA que ligam o Aeroporto de Carrasco a Punta del Este, optamos pela COT, que tem uma ótima estrutura e várias informações em seu site. A empresa tem uma loja do lado de fora do aeroporto, próximo a uma das portas de saída, fica do lado direito do terminal, após o desembarque internacional.
Monumento De Los Dedos
Basicamente tem duas praias principais: a Brava e a Mansa. A praia Mansa é banhada pelo Rio da Prata e possui águas mais tranquilas. A Praia Brava, virada para o oceano, é a mais badalada, por suas ondas maiores que atraem os surfistas, a noite a praia Brava dá espaço para as baladas, que no verão costumam ficar lotadas até altas horas. Nos meses de frio, o programa é passear, comer bem nos restaurantes frente ao mar e tomar um bom vinho ao entardecer, curtindo uma paisagem linda nas praias.
Casapueblo
Antiga casa do artista plástico Carlos Paéz Vilaró, falecido em 2014, a Casapueblo, em Punta Ballena, trata-se de uma construção peculiar que começou a ser modelada em 1958, com cômodos diferenciados e feitos pelo próprio artista, e expandiu-se continuamente ao longo dos anos, o local abriga um hotel, um restaurante, um museu e a galeria com diversas obras do artista; muitas delas evidenciam a influência africana sobre sua arte, a pintura branca da construção contrasta evidentemente com o azul do céu e do mar. Vilaró enveredou por diversas vertentes da arte, inclusive música, cinema, pintura mural, escultura, arquitetura, tapeçaria e denominou sua obra mais famosa, a Casapueblo, de "escultura habitável".