WIEN

A história de Viena remonta ao primeiro século depois de Cristo, quando os romanos fundaram o acampamento militar chamado Vindobona. Que veio a se tornar um município no ano de 212. Mesmo hoje, as ruas do Primeiro Distrito mostram poços e muralhas de séculos atrás. Os romanos permaneceram na cidade até o século V.

Viena se transformou em um importante centro comercial no século XI. Posteriormente, foi elevada a capital dos domínios da casa de Babemberga no ano de 976, conquistando um caráter de importante polo de produção cultural.


 

Rei Ricardo, Coração de Leão

Os eventos relacionados à Terceira Cruzada, durante a qual o Rei Ricardo, Coração de Leão foi descoberto e capturado próximo à Viena dois dias antes do natal de 1192 pelo Duque Leopoldo V, levou a Viena uma enorme soma de 50 000 marcos prata (de dez a doze toneladas de prata, que eram quase um terço da soma que havia sido reclamada, e que foram entregues em março de 1193). Isto permitiu a criação do mint e a construção de muralhas por volta do ano 1200. Na estação de Stubentor, alguns resquícios das muralhas da cidade podem ser vistos até hoje. Por ter se aproveitado de um cruzado, Leopoldo V foi excomungado da Igreja Católica pelo Papa Celestino III, e morreu (sem ser absolvido) depois de cair de um cavalo em um torneio. Com o domínio da casa Habsburgo em 1278, a cidade tornou-se capital do Império Austríaco e depois do Império Austro-Húngaro, caracterizando-se temporariamente uma das maiores das maiores cidades da Europa.


 Palácio de Schönbrunn

Construído no século XVIII, o Palácio de Schönbrunn, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria, construído em 1713, foi principalmente a residência de verão da casa imperial. Foi neste palácio onde o imperador Francisco José (que governou de 1848 a 1916) nasceu, em 1830, e também onde passou seus últimos anos de sua vida. Está localizado no Hietzing, o 13º distrito. O seu nome deriva de uma frase atribuída ao imperador Matias, que teria "descoberto" um poço enquanto caçava por ali, exclamando "Welch' schöner Brunn" ("Que bela nascente").

A relação do Brasil com o Palácio de Schönbrunn está no nascimento de Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo - Lorena era a quinta dos doze filhos do imperador Francisco I da Áustria com sua segunda esposa, a imperatriz Maria Teresa de Nápoles e Sicília, nasceu em 22 de janeiro de 1797 e viveu toda sua infância e adolescência em Schönbrunn. Foi uma arquiduquesa da Áustria, imperatriz consorte do Brasil e rainha consorte de Portugal e Algarves, casou-se em 1817, aos vinte anos de idade, com D. Pedro de Alcântara (que subiria ao trono no Brasil como D. Pedro I e em Portugal como D. Pedro IV).


 

Elisabeth da Baviera( Princesa Sissi)

Elisabeth da Baviera( Princesa Sissi), nascida Elisabeth Amalie Eugenie von Wittelsbach, em 24 de dezembro de 1837, em Munique, pertencia à nobre casa de Wittelsbach. Elisabeth era filha do Duque Maximiliano José da Baviera e de sua esposa Ludovica; sua mãe era a oitava filha de Maximiliano I, o primeiro rei da Baviera. Uma das soberanas europeias mais marcantes no imaginário popular, Sissi sempre foi lembrada por sua grande beleza e doçura, mas também tinha um lado sombrio e excentricidades, extremamente vaidosa e obsessiva muito narcisista e realmente obsessiva com a beleza, Sissi costumava enfeitar os cabelos com estrelas de ouro branco cravejadas de diamante (imortalizada no seu famoso retrato feito pelo pintor alemão Franz Xaver Winterhalter, em 1865), casou-se em 1854 com o imperador Francisco José I da Áustria, Leopoldina do Brasil era irmã do sogro de Sissi, Francisco Carlos da Áustria.


 Palácio Belvedere

O Palácio Belvedere é conhecido como um dos edifícios barrocos mais bonitos do mundo. A parte Inferior foi inaugurado em 1716 e construído pelo arquiteto Johann Lukas Von Hildebrandt com a assistência do escultor Giovanni Stanetti. De 1720 a 1723, foi construído o Belvedere Superior, novamente por Johann Lukas Von Hildebrandt. Como no Belvedere Inferior, há um Marmorsaal (Salão de Mármore), que foi o local da assinatura do Tratado do Estado da Áustria, que formou a Áustria moderna, em 15 de maio de 1955. O teto tem pinturas de Carlo Carlone, com um altar na capela de Francesco Solimena.

O complexo foi vendido a Maria Teresa da Áustria pelos herdeiros do príncipe. Maria Teresa deu o nome ao lugar de Belvedere, que em italiano significa Bela Vista. Maria Teresa Valburga Amália Cristina da Áustria (Viena, 13 de maio de 1717- Viena, 29 de novembro de 1780), foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios habsbúrgicos e a última chefe da Casa de Habsburgo (a partir de seu casamento a Casa Real passou a denominar-se Casa de Habsburgo-Lorena). Foi soberana da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte. Pelo casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico.

Era considerada uma dos déspotas esclarecidos (forma de governo adotada pelos reis com o objetivo de transformar a monarquia absolutista que estava em crise com a popularidade das ideias iluministas), chefiou um dos estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central.


 Palácio Imperial Hofburg

O Palácio Imperial Hofburg do séc. XIII não é apenas um prédio, a estrutura é tão grandiosa que mais parece um bairro, reflexo da imponência do Império Austro-Húngaro. Atualmente dentro desse complexo, ficam a residência oficial do presidente da Áustria, alguns dos principais museus e prédios históricos, além de cafés, restaurantes e praças.

Viena foi tomada duas vezes por Napoleão, no ano de 1805 e em 1809. A primeira conquista aconteceu sem nenhuma batalha. Três oficias franceses atravessaram a Taborbrücke (Ponte de Tábor), a única ponte danubiana na época (que, claramente, era fortemente defendida), e convenceram o comandante austríaco que a guerra já havia terminado. Neste ínterim, o exército francês pôde facilmente entrar na cidade e foi aclamado pela população, ao invés de rejeitado. Napoleão permitiu que 10.000 homens da Guarda Nacional de Viena permanecessem armados e o arsenal da cidade foi mantido como encontrado. Entretanto, a segunda ocupação aconteceu apenas depois de longas batalhas. Pouco depois, Napoleão sofreria sua primeira grande derrota em Aspern, nas proximidades de Viena.

Depois da derrota final de Napoleão, o Congresso de Viena teve lugar entre 18 de setembro de 1814 e 9 de junho de 1815, e o mapa político da Europa foi redesenhado. Os membros do congresso participaram de muitos eventos sociais, o que induziu Carlos José, Príncipe de Ligne a dizer: Le congres danse beaucoup, mais il ne marche pas, ou seja, "O congresso dança, mas não progride". Os eventos custaram à Áustria uma grande soma de dinheiro. A primeira metade do século XIX também se caracterizou por uma intensa industrialização, e a cidade recebeu uma rede de ferrovias em 1837.

 

Ópera do Estado (Staatsoper)

Viena é conhecida internacionalmente como a cidade da música e compositores como Strauß, Mozart, Beethoven e Haydn nela deixaram a sua marca. A Orquestra Filarmônica de Viena é uma das melhores do planeta, a Ópera do Estado (Staatsoper) pertence a uma das mais importantes do mundo e o coro das Crianças Cantoras de Viena, os "Wiener Sängerknaben", impressiona todos os amantes da música. Por tudo isso, Viena também se definiu como metrópole musica.


FOTOS VIENA 2017