ENGLAND 2012
O túnel sob o Canal da Mancha, ligando Inglaterra ao continente europeu, é o mais extenso túnel submarino do mundo, sendo que o comprimento do trecho submerso tem 38 km de extensão. Na verdade são três túneis, por onde circulam os trens de alta velocidade. Um túnel de ida, outro de volta e um de serviço. O trem Eurostar pode atingir uma velocidade de 300Km/h. O valor da passagem de ida foi 48€ por pessoa.
LONDON
Desembarcamos na Station Pancras, uma das principais estações de trem internacional de Londres. Passamos novamente pelo controle de passaporte, pegamos uma fila enorme, porém rápida, dessa vez só uma olhadinha no passaporte e sem perguntas. Tudo ok!
O hotel ficava a 100m da estação, fomos puxando mala, demos entrada no hotel e saímos para almoçar em um restaurante próximo, no cardápio apenas saladas!!
Viajar de trem de alta velocidade tem algumas vantagens em relação aos voos low coast:
· As estações são bem centrais e de fácil acesso a transportes público (metrô e ônibus).
· O limite de bagagem é bem mais flexível, consulte sua tarifa.
· Se comprado com antecedência os preços dos bilhetes são equivalentes aos voos low coast.
· Uma boa opção para quem tem problemas em voar.
Adquirimos no Brasil através do site: https://www.bigbustours.com/en/london/london-bus-tours, os tickets para 2 dias em ônibus aberto(Bigbus), ao preço de £30 por pessoa, são dois roteiros cobrindo os principais pontos turísticos: Big Ben, The Tower of London, Buckingham Palace, London Eye, Tower Bridge, Trafalgar Square, Westminster Abbey, Piccadilly Circus, St Paul's Cathedral, Madame Tussauds, etc.
Na Trafagal Square o cronômetro marcava a contagem regressiva para as olimpíadas de Londres (2012), apenas 35 dias para o começo.
Adquirimos também via internet pelo site: https://www.londoneye.com/, a roda gigante London Eye e o museu Madame Tussauds (museu de cera) e o cinema 4D, tudo por £34, a London Eye proporciona uma vista emocionante e o museu de cera é perfeito. O público só teve acesso a London Eye em fevereiro de 2000. Possui 135m de altura, o equivalente a um prédio de 45 andares e faz uma volta completa em 30 minutos. É a segunda maior Roda Gigante do mundo. Vindo do stand de vendas da London Eye e logo após o Aquarium, bem na entrada do County Hall, existe um restaurante de comida chinesa (Chopstix), você repete o prato se quiser, eu particularmente gostei da comida, o preço único de £7,99. Ah! bebidas a parte.
O Palácio de Buckingham foi construído em 1703 pelo duque de Buckingham e vendido em 1761 para o rei George III, mas, só se tornou a residência oficial da monarquia em 1837, com a ascensão da rainha Victoria.
O palácio tem 775 quartos, sendo 19 salas de Estado, 52 quartos reais e quartos de hóspedes, 188 quartos para funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros. A área total construída é de 77 mil m². A troca da guarda no Buckingham Palace é um show a parte, acontece diariamente de maio a julho e em dias alternados, e dependendo do clima para ocorrer. A troca se dá às 11:00hs, com duração de aproximadamente 45 minutos e, quase sempre, os súditos precisam se aglomerar para chegar perto da grade para ouvir as famosas marchinhas tocadas pela banda oficial.
Durante o verão londrino a rainha Elizabeth II viaja para a sua casa, na Escócia, e o palácio fica aberto à visitação. A visita dura em torno de duas horas e meia, o período é entre 30 de junho a 7 de outubro de 2012 (fechado entre 9 e 30 de julho), das 9:45hs às 18:30hs sendo a última entrada às 15:45hs. Adultos pagam £18, estudantes e maiores de 60 anos £16,50, e idades entre 5 a 17 anos £10,25. Menores de cinco anos a entrada e gratuito. (https://www.londresbilhetes.com/atraccoes/buckingham-palace/).
Pelo pouco contato que tive, com algumas pessoas, achei pessoas bastante formais e com pouco senso de humor, mesmo assim consegui jogar um basket em uma quadra publica na frente do hotel.
Despedimos-nos de London e pegamos um táxi para a Station Victoria, tínhamos bilhetes de um trem regular (Gatwick Express), para o aeroporto internacional de Gatwick está situado a 45 km a sul de Londres, o serviço ferroviário é eficiente, vai da Estação Victoria (centro de Londres) até o aeroporto em 30 minutos, as saídas são a cada 15 minutos, as poltronas não são numeradas e não existe horário marcado, apenas um período para utilização do ticket, a passagem custa de £16,85 por pessoa.
Ao chegar ao aeroporto pelo terminal sul, procure saber informações sobre o check-in de sua companhia, em nosso caso era no terminal norte, siga as placas informativas sobre a direção do terminal, existe um trem que faz a transferência do terminal sul para o norte, e vice versa. O serviço de transferência (trem) entre terminais opera a cada três minutos, 24 horas por dia e leva cerca de dois minutos de um terminal a outro. Nosso voo para Nice (Côte d'Azur) estava previsto para às 13:05hs, pela British Airways, a duração prevista era de 2 horas, a chegada para às 16:05hs horário local (devido fuso horário +1h), o bilhete foi adquirido na eDreams (https://www.edreams.pt/) e custou 47€.